Arquivo do mês: dezembro 2012

Ceia de Natal para pessoas com restrição alimentar. Conheça as dicas do Bem Estar

3160661212_1440b19f26O fim do ano é o momento em que a maioria das pessoas resolve sair da dieta para aproveitar ao máximo as ceias de Natal e Ano Novo. No entanto, existem alguns indivíduos que têm restrições alimentares e precisam evitar algumas comidas.

Mesmo assim, é possível preparar receitas saudáveis e gostosas para diabéticos, intolerantes à lactose ou ao glúten e hipertensos.

A matéria está no site de Bem Estar e mostra que cerca de 25% dos brasileiros têm intolerância à lactose.

“Essas pessoas têm a incapacidade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite, por causa da ausência ou da deficiência de uma enzima intestinal chamada lactase”, diz. Para esse grupo, é importante evitar alimentos derivados do leite, como queijos, manteiga, requeijão e alimentos industrializados que contenham leite na composição.

Veja abaixo cinco dicas de ceias propostas pela nutricionista para quem tem algum tipo de restrição alimentar:

Intolerantes à lactose

SALADA DE KANI CHESTER AO MOLHO DE UVA FAROFA DE SOJA FLUFF DE ABACAXI COM PERA
Ingredientes:
– 1 prato de mesa de alface americana picadinha
– 4 rolinhos de kani kama desfiados
– 2 tomates cortados em tiras finas, sem sementes
– ½ cebola cortada em tiras finas
– 4 rolos de palmitos desfiados
– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
– 1 colher de sobremesa de mostarda
– Sal a gostoPreparo:
Deixe todos os ingredientes em tiras bem fininhas e misture.
Prepare o molho misturando o vinagre, a mostarda e o sal, e despeje sobre a salada.
Ingredientes:
– 1 kg de peito de chester
– 100 g de cebola ralada
– 2 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de cheiro verde picado
– Sal (o mínimo possível)Molho de uva:
– 1 copo de requeijão de suco de laranja
– 1 colher de sopa de caldo de galinha
– 5 g de salsinha picada
– Raspas de 1 laranja
– 300 g de uva branca pequena sem semente

Preparo:
Tempere o chester com a cebola, o alho, o louro, os temperos verdes e o sal.
Deixe marinar por 1h30.
Transfira o chester para uma assadeira antiaderente e despeje a marinada por cima.
Cubra com papel alumínio e asse em forno pré aquecido a 180º C por 50 minutos ou até que doure.
Retire do forno e sirva com molho de uva.

Preparo do molho de uva:
Cozinhe em fogo brando o suco de laranja, o caldo de galinha e a salsinha e mexa algumas vezes.
Junte as raspas de laranja e a uva cortada ao meio. Misture bem e deixe em fogo baixo por mais 10 a 12 minutos até engrossar levemente.

Ingredientes:
– 2 copos americanos de soja cozida
– 3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
– 2 dentes de alho
– 1 cebola média picada
– 1 colher de sopa de salsinha picada
– 1 colher de sopa de cebolinha picada
– 300g de farinha de mandioca
– 1 colher de sobremesa de azeitePreparo:
Numa panela, “doure” a cebola e em seguida acrescente o alho.
Coloque a soja cozida e adicione uma pitada de sal.
Acrescente a farinha até ficar no ponto desejado.
Por último, coloque a salsinha e a cebolinha e sirva.
Ingredientes:
– 2 ¼ de xícaras de abacaxi em cubos pequenos
– 3 peras pequenas
– ¼ de xícara de adoçante em pó
– 2 claras de ovo
– 1 colher de sopa de caldo de limão
– Essência de baunilhaPreparo:
Coloque as frutas cortadas numa tigela no congelador por 2 a 4 horas até endurecer bem.
Retire e passe no processador ou no liquidificador até ficar “fofo”.
Despeje a mistura na tigela da batedeira e adicione o restante dos ingredientes.
Continue batendo até triplicar de volume e leve de volta ao congelador.
Retire 10 minutos antes de servir.
Pode ser guardado por 2 dias, se tampad
Intolerância a lactose (Foto: Arte/G1)

Diabéticos
A dica da nutricionista é evitar alimentos que aumentem a glicemia – taxa de açúcar no sangue –, como os carboidratos. No entanto, existem opções que ajudam a regular essa glicose, como batata yacon, fibras solúveis e alguns tipos de peixes.

SALPICÃO DE LEGUMES PEITO DE CHESTER AO MOLHO DE LARANJA ARROZ INTEGRAL COM PASSAS E MOLHO BRANCO COMPOTA DE FRUTAS
Ingredientes:
– 100g de maçã em cubinhos
– 10g de suco de limão
– 100g de cenoura ralada
– 50g de repolho cortado bem fininho
– 70g de pimentão verde em tiras finas
– 70g de pimentão vermelho em tiras
– 1 talo de salsão cortado bem fininho
– 50g de ervilha escorrida
– Sal a gostoMolho
– 1 colher de sopa de maionese light
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 1 colher de sopa de mostarda
– 2 colheres de sopa de iogurte desnatado
– Sal a gosto

Preparo:
Coloque a maçã numa tigela, regue com o suco de limão e reserve.
Escalde separadamente em água salgada fervente, a cenoura, o repolho, os pimentões e o salsão.
Coloque os legumes escaldados numa travessa, junte a maçã escorrida e a ervilha. Misture bem.
Junte os ingredientes do molho, mexa bem e despeje-os sobre os legumes.
Misture novamente e leve à geladeira por alguns minutos antes de servir.

Ingredientes:
– 1 copo de suco de laranja (250 ml)
– 1 copo de guaraná light (250 ml)
– 1 cebola ralada
– 1 dente de alho
– Suco de 1 limão
– 1 colher de sopa de margarina light
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de tomilho
– Sal e orégano a gosto
– 1 peito de chesterPreparo:
Coloque todos os temperos em uma vasilha, junto com o suco de laranja, o de limão e o guaraná.
Faça pequenos furos no chester com uma faca pontuda e deixe-o mergulhado neste tempero por cerca de 12 horas.
Coloque o chester em uma assadeira, despeje metade do molho por cima dele, juntamente com a margarina light, e asse em forno médio coberto por papel alumínio por 40 minutos.
Na metade do tempo, regue com o molho restante.
Após os 40 minutos, tire o papel alumínio, volte a regar e deixe no forno ate dourar.
Ingredientes:
– 3 xícaras de chá de arroz integral cru
– ½ xícara de chá de uva passa
– ½ xícara de chá de amêndoas torradas
– 9 xícaras de chá de água
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de chá de sal
– 1 cebola pequena picada
– 1 xícara de chá de vinho brancoPreparo:
Em uma panela, refogue a cebola até dourar.
Acrescente o arroz, o sal as passas e as amêndoas.
Deixe cozinhar em fogo brando e quando estiver começando a secar, adicione o vinho branco e deixe cozinhar até a água quase secar.
Desligue e deixe descansar com a panela tampada. Sirva a seguir.
Ingredientes:
– 2 goiabas em tiras
– 2 carambolas pequenas em rodelas
– 1 manga haden em tiras
– 1 xícara de morangosCalda:
– 1 e ½ xícara de chá de água
– 1 aniz estrelado
– 2 colheres de sopa de conhaque
– 1 colher de café de casca de limão cortada em tirinhas
– 1 colher de chá de amido de milho
– 4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
– 1 pauzinho de canela

Preparo:
Coloque os ingredientes da calda em uma panela e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.
Acrescente as frutas à calda e deixe ferver por 10 minutos.
Sirva gelada

Intolerantes ao glúten
Esse grupo tem a chamada doença celíaca, que causa intolerância ao glúten, uma proteína. O tratamento é feito com uma dieta totalmente isenta de pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinha, pizza, cerveja, etc. Alguns dos alimentos permitidos são: arroz, batata, milho, mandioca, frutas, vegetais, leites e derivados.

CARPACCIO DE SALMÃO LOMBO ORIENTAL RISOTO DE QUINUA COM TOMATE E ESPINAFRE FROZEN COM TANGERINA
Ingredientes:
– 10 fatias de salmão em tiras bem fininhas
– 3 mussarelas de búfala pequenas cortadas em fatias
– 5 champignons cortados em fatias
– 5 folhas de alface cortadas em pedaços pequenos
– 1 colher de sopa de ricota dura ralada
– 1 colher de sopa de alcaparras
– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
– 1 colher de chá de mostarda
– Sal a gostoPreparo:
Distribua as fatias de salmão em um prato de mesa, cobrindo-as com o alface cortado.
Coloque os pedacinhos de champignom e a mussarela de búfala.
Polvilhe com a ricota e despeje o molho por cima (preparado misturando o vinagre, a mostarda e o sal).
Ingredientes:
– 800g de lombo de boi
– 3 colheres de café de sal
– 2 colheres de chá de cominho
– 6 colheres de chá de gengibre ralado
– 1 pitada de pimenta do reino
– 1 e ½ colheres de sopa de margarina lightPreparo:
Corte o lombo em fatias finas, temperadas com sal, cominho, 4 colheres de chá do gengibre e pimenta.
Deixe por 2 horas.
Em panela antiaderente grande, grelhe as fatias na margarina light.
Ingredientes:
– 350g de quinua
– 1 cebola
– 4 tomates
– 200 ml de vinho branco
– 600 ml de caldo de vegetais preparado em casa
– 250g de espinafrePreparo:
Corte a cebola em fatias finas e refogue em água até ficar transparente.
Junte a quinua e esquente até que os grãos absorvam todo o líquido.
Junte os tomates descascados e picados, o vinho e cozinhe em temperatura média até que a quinua absorva todo o liquido.
Coloque o caldo de vegetais aos poucos e cozinhe em fogo baixo.
Lave o espinafre e junte com alho.
Cozinhe suavemente até que o líquido evapore.
Junte o espinafre com o risoto de quinua.
Tempere com sal, pimenta, noz moscada, 150g de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade.
Salpique no risoto pronto e sirva.
Ingredientes:
– 5 colheres de sopa de açúcar
– 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
– 2 xícaras de chá de iogurte natural desnatado
– ½ litro de suco de tangerina
– Casca de tangerina em tiras para decorarPreparo:
Coloque em uma tigela o suco de tangerina, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte e o açúcar.
Bata com um batedor manual, até a mistura ficar homogênea.
Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até começar a cristalizar as bordas.
Retire e bata a mistura na batedeira por 4 minutos.
Volte ao congelador e deixe por mais 1 hora, ou até ficar firme, mas cremosa.
Retire, misture com uma colher e distribua em taças.
Decore com as tiras de tangerina.
Doença celíaca (Foto: Arte/G1)

Hipertensos
Quem tem pressão alta deve evitar o consumo exagerado de sal, gordura, carnes defumadas e temperos industrializados. Para essas pessoas, alimentos ricos em cálcio e fibras são as melhores opções.

TABULE DE QUINUA ATUM AO VINAGRE BALSÂMICO PURÊ DE MAÇÃ BOLO DE FRUTAS
Ingredientes:
– 2 xícaras de quinua cozida e fria
– 4 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
– ½ xícara de salsa picada
– 1/4 de xícara de folhas de hortelã picada
– 4 colheres de sopa de azeite de oliva
– 2 colheres de sopa de suco de limãoPreparo:
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 2 horas.
Antes de servir, tempere com azeite, limão e ervas.
Ingredientes
– 4 postas de 100g de atum
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
– 1 dente de alho picado
– 2 colheres de chá de gengibre ralado
– 2 colheres de chá de molho de soja (shoyu)
– 1 colher de sopa de margarina lightPreparo:
Tempere as postas com sal, pimenta e deixe por 2 horas.
Misture o vinagre, o alho, o gengibre e o molho de soja e reserve.
Pouco antes de servir, frite as postas do atum na margarina light dos dois lados até dourarem em frigideira antiaderente em fogo moderado.
Sirva bem quente, dispondo o molho sobre as postas.
Ingredientes:
– 4 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
– 1 colher de sopa de adoçante
– 2 batatas cozidas
– 1/4 de xícara de leite desnatado
– 1 colher de sobremesa de margarina light
– Sal a gostoPreparo:
Cozinhe a maçã com gotas de limão e um pouco de água.
Depois de cozida, acrescente o adoçante, bata no liquidificador e reserve.
Passe as batatas em um espremedor e misture com a maçã, o leite, a margarina e o sal.
Leve para cozinhar até obter um creme espesso.
Ingredientes:
– 1 xícara de chá de ameixa seca (previamente deixada de molho em 2 xícaras de água por 4 horas)
– 2 ovos
– 1 clara
– 1/2 xícara de chá de creme vegetal derretido
– Suco de 1 laranja
– 1 xícara de chá de farinha de trigo
– 1 xícara de chá de aveia
– 1 xícara de chá de adoçante a granel
– 1 colher de sopa de fermento
– 1 colher de sopa de uva passa
– 1 colher de sopa de damasco
– 1 colher de sopa de maçã desidratada
– 1 colher de sopa de nozes picadasPreparo:
Coloque no liquidificador os ovos, a clara, a margarina, o suco de laranja e as ameixas.
Bata bem, despeje em uma vasilha e acrescente a farinha e a aveia, misturando até obter uma massa homogênea.
Coloque junto o fermento, a uva passa, o damasco, a maçã e as nozes picadas.
Leve para assar por 40 minutos em forma de pão untada.
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Alimentação adequada: como ter vida longa segundo UOL

Uma alimentação adequada contribui significativamente para uma vida mais saudável – e mais longa! Cada vez mais pesquisas vêm comprovando os benefícios que uma dieta equilibrada pode trazer não apenas para a qualidade de vida, mas também para a longevidade. Isso porque alguns alimentos possuem propriedades antienvelhecimento que podem contribuir para se viver mais e melhor.

Um bom exemplo são os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como o espinafre, o brócolis, as nozes e as amêndoas, que ajudam assim o corpo a resistir a doenças. Outro exemplo são os alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento das células, como é o caso da cenoura, do tomate e das frutas cítricas. Sem contar os alimentos que contribuem para evitar o colesterol e a manter a taxa glicêmica equilibrada, como a aveia. A alimentação correta também se relaciona com riscos menores de catarata, aterosclerose, artrite, anemia e osteoporose, entre outras doenças.

Não é nenhuma receita mágica. Basta misturar esses alimentos e investir em uma dieta equilibrada para desfrutar de seus benefícios. “De certa forma, estes nutrientes vão exercer papel importante no nosso corpo influenciando no estado emocional, físico e mental”, explica Carla Muroya, nutricionista do Hospital Albert Einstein de São Paulo.

alimentação

Cardápio variado

O cardápio de quem quer viver mais e melhor deve ser obrigatoriamente recheado de frutas e verduras. Mas não só. “Uma dieta equilibrada contribui diretamente para a longevidade, visto que uma alimentação saudável está associada à prevenção de diversos tipos de doença. E quanto mais variada for a dieta, maior será o seu valor nutricional”, afirma Marisa Bailer, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Além dos vegetais, é preciso adicionar carboidratos e gorduras bem selecionados à sua dieta. No grupo dos carboidratos, o cuidado mais importante é consumir os integrais, que diminuem os picos de hiperglicemia e hipoglicemia observados em pacientes com intolerância à glicose. Os integrais são os mais indicados, por serem ricos em fibras, que diminuem a absorção de gordura pelo organismo, ajudando a prevenir e a controlar os problemas relacionados ao colesterol alto, à obesidade e à hipertensão.

As gorduras também são essenciais para manter o organismo funcionando. Porém é fundamental que elas representem, no máximo, 30% do total de calorias ingeridas por dia.

Mas, por outro lado, existem aqueles alimentos que devem ficar totalmente de fora – ou, pelo menos, diminuídos drasticamente – da dieta de quem quer uma vida longa e com saúde. Entre eles estão especialmente as frituras e os doces. Em excesso, eles podem ocasionar vários problemas como obesidade, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Sopas processadas, pizzas congeladas, salsicha e batatas fritas também devem ser consumidas com muita moderação. Segundo o endocrinologista e nutrólogo Mohamad Barakat, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), esses alimentos contêm sódio e conservadores artificiais em excesso, contribuindo para aumentar o colesterol e a pressão arterial. Outro grande inimigo da saúde e da longevidade é o refrigerante: “Uma lata de 350 ml possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz.

Muroya ressalta que para a longevidade é preciso escolher um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada que forneça nutrientes essenciais para manutenção da saúde. “Essa alimentação vai contribuir para a prevenção de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e outras, para o aumento da defesa imunológica e ainda no combate ao envelhecimento”, afirma. Então, vale a pena investir.

Fonte: UOL  Saúde Notícias