Como saber se seu filho é alérgico?

Licença Creative Commons

A alergia pode ser descrita como uma reação exagerada em resposta a uma alteração no sistema imunológico. Os alimentos que mais causam reações alérgicas são o leite de vaca, o amendoim, a soja, peixes e frutos do mar. Saiba mais nessa matéria do Meu Pratinho Saudável.

Para que a reação alérgica aconteça, o organismo precisa entrar em contato com alguma substância que seja detectada como estranha. Com isso, haverá a resposta do corpo, percebida com o surgimento dos sintomas, típicos da alergia alimentar.

Atenção: alergia não é a mesma coisa que intolerância, que é caracterizada por qualquer resposta anormal a algum alimento ou aditivo, mas não envolve nenhuma reposta imunológica.

Sintomas

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), as reações mais comuns são o surgimento de vergões vermelhos na pele, inchaço, coceira, inflamação da pele, diarreia, dor abdominal, vômitos, tosse, rouquidão e chiado no peito. Nas crianças, pode ocorrer perda de sangue nas fezes, o que pode ocasionar anemia e prejudicar o crescimento.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de história clínica, testes cutâneos, dieta de exclusão, testes de provocação oral, endoscopia e biópsia. Um ou mais métodos podem ser utilizados para o diagnóstico.

Tratamento

A forma mais eficaz, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é a exclusão total do alimento identificado. Porém, o diagnóstico deve ser feito por um médico especialista em conjunto com um nutricionista, pois a exclusão de alimentos, sem orientação, principalmente se for por tempo prolongado, pode causar deficiências nutricionais na criança.

Uma vez diagnosticada a alergia e o alimento identificado, cabe aos pais ficarem atentos ao consumo dos alimentos que podem desencadear a alergia, pois pode ser que o alimento esteja na composição de algumas preparações, como é o caso do leite, da soja e do ovo. Do mesmo modo, é importante habituar-se a ler o rótulo dos alimentos industrializados para verificar os ingredientes utilizados.

Fonte:  Meu Pratinho Saudável

Os comentários estão desativados.